Home » Notícias
  Notícias

Varizes: não é só uma questão estética
Publicado em 02/06/2017

Muito mais do que um inconveniente estético as varizes são um alerta de que algo não está correto com o sistema venoso

Antes te tudo devemos entender que o sistema circulatório divide-se em três partes: o venoso, o arterial e o linfático. Quando falamos em “problema de circulação” é necessário esclarecer qual deles, pois o quadro clínico, o diagnóstico e o tratamento diferem entre os três. 
 
Varizes dos membros inferiores envolvem patologia do sistema circulatório venoso que além de inconveniente estético, é indicativo de problemas venosos nos membros inferiores, que ao longo do tempo se não diagnosticados e tratados corretamente, certamente trarão complicações futuras.
 

Mas será que tem como evitar as temíveis varizes?

Muitos fatores predispõe o surgimento das varizes, dentre eles, os mais comuns são: herança familiar (parentes próximos com varizes aumentam o risco de se portar a doença), gestação, tipo de trabalho (muito tempo em pé ou sentado com pernas pendentes e atividades que exigem grande esforço físico), sedentarismo e obesidade.
 
Levando em conta todos esses fatores, temos que ressaltar a importância de se cuidar. Tenha cuidado com o seu peso, o ideal é manter o peso e tentar evitar o efeito sanfona, pratique atividade física e procure não ficar por muito tempo na mesma posição no seu trabalho, todas essas práticas associadas ao emprego de meias elásticas de compressão graduada podem ajudar a diminuir ou prevenir a ocorrência de varizes.
 

Se as varizes não forem tratadas corretamente, há risco de provocar embolia pulmonar? E trombose?

Embolia pulmonar é causada, geralmente, pela migração de um trombo no sistema venoso até o pulmão. Isto decorre, habitualmente, pela presença de trombose venosa profunda (TVP) em membros inferiores. Entre as diversas causas importantes para trombose venosa profunda esta a presença de varizes dos membros inferiores, especialmente quando não devidamente tratadas (cirurgia e/ou meias de compressão elástica graduada). Portanto varizes dos membros inferiores em determinadas circunstâncias podem ser causa de TVP e embolia pulmonar.

Embolia pulmonar e trombose. Quais os riscos de se desenvolver esses problemas?
 
A trombose é o “endurecimento” do sangue que ocorre dentro dos vasos. No caso das veias das pernas, ela pode ocorrer em pacientes com varizes, em pessoas com distúrbios da coagulação que favorecem a coagulação do sangue e principalmente em pacientes acamados e em pós-operatório de cirurgias  ortopédicas, abdominais , ginecológicas, etc..., ocasião em que ocorre uma lentificação do sangue nas pernas. Quando o trombo (sangue endurecido) se descola do vaso, ele segue o fluxo da circulação e muitas vezes ele vai até o pulmão levando a uma situação clínica denominada embolia pulmonar. Tanto a trombose como a embolia pulmonar podem ter consequências leves até casos fatais, como a morte súbita.

 




  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
» O hábito de fumar aumenta 40 vezes a chance de desenvolver câncer de pulmão.
» A hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.
» O colesterol ruim alto é um grande vilão para a saúde.
» De olho na saúde: O lúpus eritematoso pode se manifestar de formas diferentes.
» Asma não tem cura, mas tem controle.
» Os primeiros sintomas de HIV observáveis para Aids são fraqueza, febre, emagrecimento, diarreia prolongada sem causa aparente.
» Pessoas magras também podem ter diabetes tipo 2.
» O AVC é a quarta doença que mais mata no Brasil e é a que mais causa incapacidade no mundo.