Home » Notícias
  Notícias

De olho na saúde: O lúpus eritematoso pode se manifestar de formas diferentes.
Publicado em 29/06/2018

Lúpus eritematoso é uma doença rara autoimune, ou seja, na qual o sistema imunológico reage contra as células da própria pessoa, causando danos que podem ser nos órgãos internos (rim, pulmão, coração, cérebro e articulações) ou somente na pele.  Afeta mais as mulheres que os homens, e mais adultos jovens que crianças e idosos.  Trata-se de uma doença crônica em que é importante o tratamento contínuo e monitorização para avaliar a atividade da doença. 

O lúpus eritematoso pode se manifestar de formas diferentes, de acordo com o órgão afetado, e isso, às vezes, retarda seu diagnóstico.  Na pele, frequentemente se apresenta como sensibilidade ao sol, nas áreas expostas, como face, colo e braços. Manchas avermelhadas que podem descamar e deixar até cicatrizes são comuns.  Em áreas com pelos, como o couro cabeludo, pode causar queda dos cabelos.  É comum haver dor nas articulações, mal-estar, perda de apetite e de peso.  Nos casos em que afetam órgãos internos, pode haver dor e dificuldade para respirar, redução do funcionamento dos rins, desmaios, convulsões e tromboses. Geralmente, o diagnóstico depende da comprovação da agressão ao órgão afetado pelo lúpus e de exames laboratoriais.

 




  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
» O hábito de fumar aumenta 40 vezes a chance de desenvolver câncer de pulmão.
» A hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.
» O colesterol ruim alto é um grande vilão para a saúde.
» De olho na saúde: O lúpus eritematoso pode se manifestar de formas diferentes.
» Asma não tem cura, mas tem controle.
» Os primeiros sintomas de HIV observáveis para Aids são fraqueza, febre, emagrecimento, diarreia prolongada sem causa aparente.
» Pessoas magras também podem ter diabetes tipo 2.
» O AVC é a quarta doença que mais mata no Brasil e é a que mais causa incapacidade no mundo.